Truques para cuidar de uma cicatriz pós-cesaria
Usar os materiais certos e saber como escapar aos riscos de infeção são as regras de ouro para cuidar de uma cicatriz pós-cesaria!
Tratar convenientemente da cicatriz de uma cesaria é fundamental para a recuperação de uma recém-mamã.
Com um bebé em casa a precisar de atenção constante, a última coisa que uma mulher vai querer é desenvolver uma infeção que complique esta fase tão especial. Assim sendo, há alguns cuidados a adotar que poderão fazer a diferença!
Há que limpar os pontos e trocar o penso com regularidade (evitando, por exemplo, a humidade, que prejudica a cicatrização). Mas esse processo não pode ser feito de qualquer maneira.
O vídeo que se segue mostra-lhe todos os passos a adotar para que tudo corra às mil maravilhas (evitando riscos desnecessários)!
Em primeiro lugar, certifique-se que tem ao seu lado todos os materiais de que precisa: luvas, pensos, tesoura, toalhas limpas, adesivo, gaze e uma saca plástica. Retire cuidadosamente o penso antigo (sem usar o velho truque de o molhar, caso pareça demasiado colado à pele) e coloque-o logo no lixo.
De seguida, limpe a cicatriz (de acordo com as indicações médicas) e aproveite para analisar o seu aspeto (de modo a identificar qualquer irregularidade).