De que forma é que a gravidez transforma o cérebro de uma mulher?
Depois da maternidade, o cérebro sofre alterações (que podem manter-se durante dois anos)!
Não há dúvida de que ter um filho muda para sempre a vida de um casal.
Mas sabia que, segundo um estudo realizado pela Universidade Autónoma de Barcelona, o cérebro da mulher sofre alterações (durante a primeira gravidez) que podem durar até dois anos?
A investigação, liderada pela professora Elseline Hoekzema e publicada na Nature Neuroscience, foi centrada na realização de ressonâncias magnéticas ao cérebro de várias voluntárias (que nunca haviam sido mães e esperavam engravidar num futuro próximo).
Depois da realização dos primeiros exames, os estudiosos aguardaram 15 meses e voltaram a repeti-los, de forma a verificar se a experiência da maternidade tinha provocado alterações.
Quando comparados, os resultados mostram que, depois de terem sido mamãs, os cérebros das mulheres diminuíram de tamanho, especialmente em zonas associadas aos comportamentos sociais.
Segundo os especialistas, estas mudanças poderão manter-se até dois anos após o parto. Por outro lado, nada se havia alterado nos cérebros das voluntárias que ainda não tinham vivido a maternidade.
Mas há mais! As alterações não ocorrem apenas em seres humanos. O mesmo estudo mostra que elas ocorrem igualmente em ratos (por exemplo), sendo bastante visíveis.