Mulher com Síndrome de Down partilha a sua história: ‘Ela nasceu para mudar o mundo’

“Estou muito orgulhosa da mulher em que me tornei. E estou muito orgulhosa de quem sou. Tenho 37 anos e tenho Síndrome de Down, mas isso não me define.”

Partilhado por Emily Medvec @emilymedvec

Ninguém me disse que tinha Síndrome de Down até eu ter 6 anos de idade. Nessa altura, eu era muito nova para perceber o que isso significava. A minha mãe dizia: ‘Ela nasceu para mudar o mundo.’ Mas, o que é a Síndrome de Down? A minha família explicou-me que é uma diferença genética, mas que não me impede de fazer nada. Apenas faço as coisas de forma diferente e, às vezes, levo mais tempo. Eles sempre me apoiaram e incentivaram a ser independente.

Quando era criança, frequentava uma escola especial. Depois, fui transferida para uma escola regular, onde fiz amigos e participei em atividades como qualquer outra criança. Fui cheerleader e fiz parte do clube de teatro. A minha mãe sempre me dizia: ‘Tu podes fazer tudo o que quiseres. Apenas tens que tentar.’

Terminei o ensino secundário e fui para a universidade. Fui a primeira pessoa da minha família a graduar-se na universidade. Tirei um curso em Assistência Social e agora trabalho como assistente social, ajudando outras pessoas com deficiências a viverem vidas independentes. Adoro o que faço e sinto que estou a fazer a diferença na vida das pessoas.

Ao longo da minha vida, enfrentei muitos desafios. As pessoas subestimaram-me e disseram que eu não conseguiria fazer certas coisas por causa da minha deficiência. Mas nunca desisti. Usei essas experiências para me motivar a trabalhar ainda mais e a provar que eles estavam errados. Agora, sou uma defensora das pessoas com deficiências e uso a minha voz para inspirar os outros a acreditarem em si mesmos.

A minha vida não é perfeita, mas é a minha vida e sou feliz. Estou rodeada por uma família e amigos que me amam e apoiam. Eles veem-me pelo que sou, não pela minha deficiência. E isso é tudo o que alguém pode pedir.

Quero que todas as pessoas com deficiências saibam que podem fazer qualquer coisa que desejem. Pode ser necessário mais tempo e esforço, mas é possível. Nunca deixem que alguém vos diga que não podem fazer algo. Acreditem em vocês mesmos e sigam os vossos sonhos.

Estou muito orgulhosa da mulher em que me tornei. E estou muito orgulhosa de quem sou. Tenho 37 anos e tenho Síndrome de Down, mas isso não me define. O que me define são as minhas ações, a minha determinação e a minha paixão pela vida. E isso é algo que ninguém pode tirar de mim.

Esta história foi submetida à Love What Matters por Emily Medvec. Podes seguir a sua jornada no Instagram @emilymedvec.

You may also like...