5 Dicas para ensinar as crianças a dizer “Obrigado”
Ensinar as crianças a dizer obrigado é uma forma de as ensinar a serem educadas, agradecidas e amáveis. É também uma parte importante do desenvolvimento da empatia, o que ajudará as crianças a tornarem-se mais sensíveis aos outros no mundo à sua volta.
As crianças a quem esta habilidade social e emocional é ensinada desde cedo provavelmente crescerão e serão adultos com grandes aptidões para a vida. Como pai ou cuidador, pode colocar o seu filho num caminho de sucesso, ensinando-lhe a importância de dizer obrigado todos os dias.
Aqui estão algumas dicas úteis sobre como ensinar ao seu filho “obrigado”.
Ensinar as crianças a dizer “obrigado“
Ao ensinar as crianças a dizer “obrigado”, é importante tornar o processo divertido! É muito mais provável que as crianças se lembrem do que lhes está a ser ensinado se houver uma forma de se ligarem à lição. É importante que o seu filho se sinta como se fizesse parte do processo. Ao dar-lhes uma oportunidade de praticar, elas criarão um sentido de propriedade e auto-estima que as levará a dizer “obrigado” por si próprias no futuro.
Uma maneira de o fazer é fazer cartões de “obrigado” com o seu filho. Peça-lhes que escrevam um bilhete de agradecimento num cartão e depois coloquem-no num envelope com o nome da pessoa. Dê ao seu filho uma caixa ou envelopes, lápis de cera, marcadores e autocolantes para que ele possa decorar o seu cartão antes de o selar para entrega. Isto dará ao seu filho alguma orientação sobre como formar frases e escrever a sua mensagem de agradecimento.
Outra ideia é ensinar as crianças a fazer presentes de agradecimento a outros usando artigos encontrados em casa. Por exemplo, encontre caixas antigas de cereais ou bolachas e deixe o seu filho decorá-las com autocolantes ou canetas de tinta antes de as encher com pequenos rebuçados da loja (ou artigos de casa). Isto dá às crianças outra oportunidade de praticarem as suas capacidades enquanto criam algo que pode ser dado de presente!
Se estas ideias não parecerem funcionar bem na sua casa, há muitas outras maneiras de poder
Dizer obrigado e outras competências sociais
Agradecer é uma habilidade social e emocional importante que ajudará o seu filho a tornar-se mais sensível aos que o rodeiam. Além disso, ensinar o seu filho a agradecer ajudá-lo-á a desenvolver empatia, que é uma das competências vitais mais importantes que ele pode aprender. Uma forma de ensinar a uma criança como dizer “obrigado” é modelando-a você mesmo. Quando o seu filho faz algo de bom ou útil, aponte o que fez e depois use o seu nome ao dizer “obrigado”.
Outra forma de ensinar uma criança a dizer “obrigado” é dando-lhes presentes. Ao dar-lhes um presente, indique o que é e pergunte se gostam dele antes de lhes agradecer por aceitarem o presente. Pode também dar às crianças a oportunidade de, de pequenas formas ao longo do dia, praticarem o dizer “obrigado”. É provável que as crianças digam “obrigado” quando lhes é dada a oportunidade.
Dicas de como ensinar as crianças a dizer “obrigado“
Ao ensinar as crianças a dizer “obrigado”, é importante ensinar-lhes como o fazer apropriadamente. Aqui estão algumas dicas sobre como o pode fazer:
– Comece com uma conversa sobre a importância de dizer “obrigado” por presentes e gestos de bondade. Diga ao seu filho o que significa dizer “obrigado” e que é uma parte importante de ser educado.
– Também pode usar esta oportunidade como um momento de ensino falando sobre diferentes tipos de presentes e coisas que as pessoas possam ter feito por eles, tais como pegar nos seus brinquedos ou dar-lhes um abraço.
– Ensine o seu filho a repetir as palavras que ouve quando está a agradecer a alguém, o que o ajudará a aprender a falar mais claramente.
– Pratique dizer “obrigado” em frente ao espelho em casa para que o seu filho possa ver-se a dizer essas palavras e pratique falar claramente.
– Se o seu filho tiver dificuldade em lembrar o que dizer, pode usar adereços como autocolantes ou imagens como lembretes de como é o “obrigado”.
Conclusão
Dar ao seu filho uma boa base para competências sociais começa por ensiná-los a dizer “obrigado”.
Isto pode parecer simples. Mas a investigação tem mostrado que as crianças que têm dificuldade em reconhecer e responder adequadamente às sugestões sociais têm frequentemente dificuldade em formar relações saudáveis na idade adulta.
A melhor maneira de ensinar as crianças a dizer “obrigado” é mostrar-lhes como o fazer quando são pequenas. Mesmo com dois ou três anos, as crianças podem aprender a dizer “obrigado” e dar um abraço.
Mas se o seu filho é mais velho do que isto e ainda não entende o que significa dizer “obrigado”, então precisa de intervir e ajudar.
O seu filho pode precisar de mais orientação e formação de competências sociais para poder expressar a sua gratidão de forma apropriada.
Então, de que é que está à espera? Comece hoje a ensinar ao seu filho como dizer “obrigado”!
Foto de Mikhail Nilov no Pexels