7 Sintomas de gravidez mais comuns
Desconfia que vai ser mãe? Confira já os sintomas de gravidez mais comuns!
Há mulheres que, de uma forma quase inexplicável, sentem que estão grávidas (confirmando, depois, através da realização de um teste de gravidez).
Mas, por outro lado, também há algumas que não se apercebem tão facilmente dos primeiros sintomas de gravidez (não se manifestam com a mesma intensidade em todas as futuras mamãs).
Quer saber quais são os principais sinais de que poderá ter um bebé a caminho?
1. Ausência do período menstrual
O primeiro sintoma de gravidez (caso o seu ciclo seja regular) é a falta de menstruação. Claro que existem outros fatores que podem atrasar o período (uma fase de maior stress, uma doença ou flutuações de peso), mas é importante que as mulheres estejam atentas ao seu ciclo para que possam saber identificar os alertas dados pelo corpo.
2. Seios sensíveis
Outro sinal clássico? Alterações de tamanho e sensibilidade dos seios. Dias depois da conceção, o peito começa a aumentar de volume, ficando extremamente sensível e dorido (isto porque a hormona da gravidez estimula o aumento das glândulas mamárias, em preparação para a amamentação). De sublinhar que, durante a gestação, as veias do peito poderão ficar bastante mais visíveis e os mamilos mais escuros.
3. Enjoos e vómitos
No primeiro trimestre da gravidez, o enjoo matinal é outra queixa muito frequente (ainda que a náusea possa ocorrer a qualquer hora do dia). O mais comum é que este mal-estar desapareça entre a 14.ª e a 16.ª semana de gravidez.
4. Sensação de cansaço
Muitas mulheres referem sentir igualmente um grande cansaço e muito sono, especialmente ao longo das primeiras semanas. Os sintomas voltam em força, posteriormente, no terceiro trimestre de gravidez, na sequência do aumento de peso e da proximidade da hora do parto.
5. Oscilação de humor
As transformações hormonais que o corpo atravessa durante a gestação podem fazer com que a mulher se sinta mais sensível e emotiva. Sente uma inexplicável vontade de chorar (depois de ter estado o dia todo a sorrir)? É mais um dos sintomas de gravidez.
6. Vontade constante de urinar
A pressão que a dilatação do útero exerce sobre a bexiga reduz progressivamente a capacidade de retenção de líquidos, obrigando a mulher a ir várias vezes à casa de banho. A situação (que pode ser bastante incómoda) melhora por volta da 14.ª semana, altura em que o útero sobe para o interior do abdómen, aliviando a pressão.
7. Obstipação
Pelo contrário, defecar pode tornar-se uma tarefa difícil. Com as alterações hormonais, a flora intestinal altera-se, tornando-se mais lenta e facilitando a obstipação (daí tratar-se de outro sintoma de gravidez). O aumento do consumo de alimentos ricos em fibras, a ingestão de líquidos e a prática de exercício físico podem revelar-se fundamentais para contornar esta dificuldade.