Gravidez Semana a Semana: as transformações do bebé
Descobriu agora que vai ser mãe? Saiba todos os pormenores de uma gravidez semana a semana e deixe-se apaixonar pelos momentos de felicidade que se aproximam!
São instantes de magia, de grande emoção e, acima de tudo, de muitas dúvidas. Acompanhar a gravidez semana a semana pode ser – especialmente para as mulheres que vão ter o primeiro filho – um exercício absolutamente arrebatador. ♥
Cada transformação do corpo é celebrada de forma emotiva e a felicidade parece aumentar ao ritmo de crescimento da própria barriguinha.
No início, tudo pode parecer confuso, mas não há nada como desfrutar do momento (que todos admitem ser único). A gravidez dura 38 semanas, sendo que, clinicamente, são contabilizadas 40 (o cálculo é feito a partir da última menstruação, já que não se sabe ao certo a data da ovulação, que deverá ter ocorrido cerca de duas semanas depois).
Preparada para uma aventura alucinante pelas várias semanas de gestação?
Até à 4.ª semana de gravidez
Este será, eventualmente, o período mais calmo da gravidez, já que muitas futuras mamãs só descobrem que estão grávidas após o primeiro atraso menstrual (portanto, 28 dias ou um mês depois). Ainda assim, mesmo sem saber, já carrega um embrião com coluna e sistema nervoso em formação! À 4.ª semana, o pequenino já produz hormonas capazes de interromper o seu ciclo menstrual.
5.ª semana de gravidez
Já reparou na ausência de menstruação, não já? Não há dúvida: bebé a caminho (ainda que seja apenas do tamanho de um grão de arroz). Nesta fase, o coração do embrião já bate e é provável que a mamã comece a notar alguns sintomas: cansaço, enjoo matinal e uma vontade incontrolável de ir à casa de banho! Algo está diferente e, sim, vai começar já a sentir-se mãe!
6.ª semana de gravidez
Agora que a notícia foi digerida, o próximo passo é, claro, procurar um obstetra que acompanhe o processo. Nesta altura, o ventre materno já está em plena revolução: os olhos do bebé estão a formar-se, tal como o sistema nervoso periférico, a pele, as unhas, o cabelo, os rins e o sistema respiratório. Mas a aventura ainda mal começou!
7.ª semana de gravidez
Aqui, já são visíveis as feições do embrião! O bebé já mexe e já tem o seu próprio sangue, distinto do da progenitora. Os pulmões também já se desenvolveram.
8.ª semana de gravidez
De embrião a feto… foi um passo! Nesta altura, o seu filho já terá os dedinhos visíveis e a evolução das pernas e braços não passará despercebida!
9.ª semana de gravidez
A transformação continua. Na mamã, os mamilos já cresceram, escurecendo. Por esta altura, o bebé mede 2.3 cm e pesa cerca de duas gramas. Tanto amor contido em apenas duas gramas…
10.ª semana de gravidez
Sente-se mais sensível e facilmente irritável? É absolutamente normal, já que a gravidez provoca grandes alterações hormonais. Não se deixe afetar pelas dúvidas! Sim, vai ser uma boa mãe! Nesta fase, o seu bebé já tem as impressões digitais que o identificarão toda a vida e os órgãos estão formados.
11.ª semana de gravidez
A ansiedade para descobrir o sexo da criança é incontrolável e o aparelho genital do bebé está a desenvolver-se, mas talvez ainda seja cedo para conseguir descobrir. Há que ter paciência!
12.ª semana de gravidez
O cérebro já está totalmente formado e a criança até já faz xixi! Mais evoluções: já tem as cordas vocais desenvolvidas, estica e flete as pernas e até já sente dor.
13.ª semana de gravidez
Chegou o segundo trimestre de gravidez! Há que ter muito cuidado com a alimentação (já que engordar demasiado pode ser prejudicial para o bebé, que tem, agora, o tamanho de meia banana).
14.ª semana de gravidez
Nesta fase, já se sentem cócegas dentro da barriga! O bebé mexe cada vez mais e já pode ser apanhado a fazer caretas.
15.ª semana de gravidez
Cada mulher é um caso particular, mas, regra geral, a barriguinha já tende a notar-se. Para muitas futuras mamãs, começa a ser estranho ter relações sexuais, mas não se preocupe. Partilhe os seus medos com o médico e tudo se resolverá. O feto, por sua vez, está em grande forma, já tem cabelinhos e já sente o gosto da comida da mamã.
16.ª semana de gravidez
O filhote já mede 11,6 cm, consegue sugar, engolir, bocejar e já se espreguiça!
17.ª semana de gravidez
Nesta altura, é natural que sinta algum desconforto a dormir. Uma sugestão: deite-se de lado e use almofadas, vai ver que tudo melhora! Alguns exercícios de relaxamento seriam bastante importantes para o seu bem-estar. O bebé já está a desenvolver o seu tecido adiposo, neste momento.
18.ª semana de gravidez
Bem-vinda ao quinto mês de gestação! Com um bebé super irrequieto na barriga, há dias que parecem mais complicados. Tenha cuidado a baixar-se para apanhar objetos do chão.
19.ª semana de gravidez
Não se admire se reparar que o seu bebé se assustou com algum barulho, ele agora já ouve! Aproveite, por isso, para falar com ele (aconselhando o papá a fazer o mesmo).
20.ª semana de gravidez
É chegada a altura de começar a pensar no parto, aproveitando para tirar todas as dúvidas com o obstetra. O filhote, agora com 300 gramas e 25,6 cm, mexe-se muito durante a noite e já mostra facilmente o seu órgão genital.
21.ª semana de gravidez
Muito importante: não esquecer de hidratar bem a pele. Já é possível identificar as mãozinhas e pezinhos do bebé na barriga.
22.ª semana de gravidez
Tudo encaminhado: já há um ‘mini recém-nascido’ no seu ventre.
23.ª semana de gravidez
Os inchaços nas pernas (extremamente aborrecidos) começam a aparecer, sendo que o mais aconselhável é que tente não passar muito tempo de pé (procurando elevar as pernas, sempre que possível). Evite comidas com gorduras e picantes. Se estiver a caminho uma menina, já terá, nesta altura, nos seus ovários milhares de óvulos. No caso de ser um menino, o escroto estará bem desenvolvido.
24.ª semana de gravidez
Quer surpreender-se? Nesta altura, pensa-se que o seu filhote já sonha (além de fazer todo o tipo de movimentos). Mede cerca de 30 cm e pesa 600 gramas.
25.ª semana de gravidez
Saltinhos, muitos saltinhos no ventre! Como o seu filho tem imenso espaço para brincar, é normal sentir um significativo aumento dos movimentos. Sabia que o pequenote até já tem soluços?
26.ª semana de gravidez
Ao ouvir a voz da mãe, o ritmo cardíaco do bebé acelera. À medida que o parto se vai aproximando, a ansiedade também aumenta. Mas não perca a confiança e a alegria. Vai sentir muitas saudades dos tempos da gravidez.
27.ª semana de gravidez
Neste período, os pequeninos pulmões já são capazes de funcionar com ajuda médica. O tecido adiposo continua a crescer (e ainda bem, é graças a ele que o bebé vai conseguir regular a sua temperatura interna depois do nascimento).
28.ª semana de gravidez
O calendário não engana: está no último trimestre, por isso, há que começar a preparar a mala para o parto. Não esquecer: documentos pessoais e análises feitas durante a gestação, camisas de noite, roupão, pensos higiénicos, soutiens de amamentação, cuecas, chinelos, lenços, toalha e saco para a roupa suja (já para não falar, claro, nas coisinhas do filhote). O bebé está totalmente formado!
29.ª semana de gravidez
Nesta fase, o feto já deve ter-se virado de cabeça para baixo.
30.ª semana de gravidez
Só faltam dez semanas. Preparada para a maior aventura da sua vida? O espaço já é pouco dentro do útero, por isso, o bebé deverá mexer-se menos vezes.
31.ª semana de gravidez
Se sentir as primeiras contrações, não entre em pânico. Procure apenas descansar e não fazer muitos esforços.
32.ª semana de gravidez
As refeições devem ser mais ligeiras, porque o seu estômago precisará de mais tempo para fazer a digestão. Neste momento, o feto pesa pouco mais de 1,7 Kg e mede 42 cm.
33.ª semana de gravidez
Mesmo que o bebé não esteja na posição cefálica (de cabeça para baixo), ainda pode dar a volta (até com ajuda médica).
34.ª semana de gravidez
Nesta semana, se o bebé for um menino, os testículos vão descer e colocar-se no escroto.
35.ª semana de gravidez
É necessário estar atenta a todos os sinais: se começar a perder um líquido espesso com raios de sangue, é aconselhável que se desloque ao médico. O parto estará para breve!
36.ª semana de gravidez
Oito meses de gestação! A ansiedade não para de crescer (assim como a barriga!). O bebé está formado e precisa apenas de ganhar algum peso.
37.ª semana de gravidez
Sabia que o cordão umbilical que a liga ao seu filho já mede 50 cm? Deite-se sempre de lado (para um maior conforto).
38.ª semana de gravidez
As dores lombares conseguem ser mesmo insuportáveis, não é? Nesta fase, o ritmo de crescimento do bebé torna-se mais lento. O seu cabelinho pode já ter 5 cm! Todos os órgãos estão formados e no respetivo lugar.
39.ª semana de gravidez
Já a medir entre 45 e 50 cm, o seu filhote está pronto a vir conhecer o mundo!
40.ª semana de gravidez
Chegou o momento pelo qual tanto esperou. Parabéns e desfrute ao máximo da maternidade!