Desporto e crianças. Será que vale a pena?
No entanto, entrando num registo mais sério, sabe dos benefícios e idade recomendada para que os nossos heróis comecem com actividade física?
Ficam aqui alguns conselhos e dicas:
Das melhores coisas que podemos dar aos nossos filhos, é saude tanta física como mental. Para proporcionar isto, nada melhor que promover actividade física desde inicio.
Está comprovado que:
- Promove a auto-estima
- Ensina a socializar
- Incute regras e disciplina
- Melhora o desempenho intelectual e escolar
- Começando desde criança, diminui a probabilidade de doenças cardíacas e cérebro vasculares na idade adulta
- Previne a obesidade e diabetes, promove a redução da ansiedade e depressão.
- Promove a melhoria na qualidade de sono
- Aumento de agilidade, força e correcção de eventuais defeitos físicos
No entanto, para uma boa prática de desporto, esta deve ser supervisionada por pessoas qualificadas para evitar lesões e efeitos contrários aos benefícios.
No caso das crianças mais novas, estas devem divertir-se ao mesmo tempo que praticam exercício. A prática de competitividade e especialização desportiva não é aconselhada antes dos 6 anos. Nos primeiros anos devem apenas brincar e jogar com gosto.
No entanto se quiser levar o seu “rebento” desde bebé a fazer desporto, a natação é aconselhada para essas idades. O meio aquático é algo muito familiar para eles (ainda retêm memória do ventre da mãe) e esta actividade em conjunto com os pais revela-se muito enriquecedora. Tudo isto devidamente supervisionado por alguém qualificado.
Entre várias opções disponíveis, deverá sempre optar por aquele que a criança gosta, e se possível perto de casa. Terá assim tempo para brincar e estudar.
Para aqueles mais perfeccionistas e em busca de algo que ensine regras, humildade e correcção de posturas recomendamos Artes Marciais 🙂
Foto de Yan Krukov no Pexels